sexta-feira, 17 de julho de 2015

Tipos de Navios e Embarcações - Parte 4 : EMBARCAÇÕES DE APOIO ( SUPPLY VESSELS)

Olá pessoas,


essa é a ultima etapa no que tange aos tipos de navios, é bem extensa, mas farei um resumo e uma boa diagramação para ajudar na assimilação e no conhecimento sem confusão, ta ok? 

Recomendo que veja Tipos de Navios/Embarcações antes de ler esse post.

 EMBARCAÇÕES DE APOIO ( SUPPLY VESSELS)


Essas embarcações não são conhecidas como navios tanques, igual as citadas anteriormente como o Petroleiro, Gaseiro e Produtos Químicos. Verão a obviedade no discorrer do texto ou até mesmo pelo título ''Supply Vessels''.

Let's go !!!

Em 1955, surgiu a primeira embarcação de apoio.
Específica para suprir as demandas de suas plataformas.

Capacidade de carga, fácil acesso a estivagem de carga solta no convés e boa manobrabilidade.

As frotas que dão suporte às operações offshore são compostas por vários tipos de embarcações - a Clarkson Research identifica 19 tipos distintos, que podem ser divididas em cinco categorias que resumem bem as principais atividades dos barcos:

•supridores (supply)
•rebocadores (tug)
•rebocadores/supridores (tug/supply)
•embarcações para transporte de pessoal (crew boats)

•embarcações especiais (special purpose)

segue alguns tipos abaixo:



















Esse gráfico pizza mostra em percentual a quantidade de embarcações de apoio (Supply Vessels) distribuídas pelo mundo, sabendo que em 2015 tem cerca de 470 no total e tende a se aproximar dos 690 até o ano de 2020.








  1. Funções de algumas embarcações:
Embarcação de Apoio: PSV
Embarcações de Apoio – PSV (Plataform Supply Vessel)
Como o próprio nome já diz, as embarcações do tipo PSV têm como missão principal a entrega das diversas cargas requisitadas pelas plataformas presentes nas bacias petrolíferas offshore. Além do mais, eles normalmente retornam para a base offshore carregados com resíduos, lixos, equipamentos alugados e outros de acordo com as necessidades existentes.


–Funcionalidades

Para cumprir suas missões, a embarcação necessita ser capaz de cumprir certas ações. Essas ações são explicitadas através das funcionalidades. Abaixo há uma lista contendo as funcionalidades que permitem à execução de ambas as missões do PSV aqui projetado. 



Elas estão listadas na ordem que a dupla decidiu serem mais importantes.

*Transportar as cargas da base de apoio offshore até as plataformas

*Descarregar cargas

*Manter a posição quando em operação de descarga junto à plataforma

*Movimentar cargas a bordo
*Permitir a habitabilidade da tripulação a bordo
*Jatear água do mar em uma embarcação em chamas

Usado para transportar lama de perfuração, óleo combustível, salmoura, água, equipamentos, etc. às plataformas.
•Possui sistema de DP ;
•Resiste bem ao mau-tempo ;
•Convés livre e grande à ré;
•Possui equipamentos de combate a incêndio.



Estatisticamente há um grande indicie de colisão dessas embarcações com as colunas das plataformas ou até mesmo em outros navios flutuantes usados em operações de exploração e produção de petróleo marítimo.

Embarcações de Apoio – Rebocadores (Tug)

Rebocadores são embarcações projetadas para puxar e/ou empurrar barcaças ou navios tanto em alto-mar quanto em manobras delicadas quando o navio sozinho não teria capacidade de fazê-la, sendo, portanto fundamental para atracação e desatracação em portos e ainda em atividades de reboque, tanto em alto mar quanto em operações fluviais.

•Pequeno porte, motores potentes, alta capacidade de manobra e um arranjo particular de convés de modo a comportar diferentes ferramentas, tais como gancho para reboque e outros.

•Sua característica mais importante é a potência de reboque, que é dada pela força de tração estática (bollard pull), normalmente dada em unidade de força (ton.) e é a capacidade máxima que tem o rebocador de tracionar, ou seja, puxar ou empurrar um navio em velocidades muito baixas, quase nulas.



Operações de alguns Rebocadores

  • Navio de Suporte para Manuseio de Âncoras e Reboque - AHTS (Anchor Handling Tug Supply)
Eles possuem um sistema propulsivo de grande potência com capacidade de tração estática suficiente para o reboque de grandes estruturas e sistema de posicionamento dinâmico para realizar operações precisas próximo a outros sistemas flutuantes.

Operações de Manuseio de Âncoras
Possui guinchos próprios para operações de ancoragem de plataformas flutuantes aliados a uma popa aberta para facilitar a passagem das linhas, içamento de amarras, manuseio de linhas para operações de reparo, além de facilitar a movimentação de cargas no convés.

Transporte de Cargas

Além de âncoras e amarras, esse tipo de navio pode carregar em seu convés principal cargas como: barris, contêineres, entre outras coisas. Para isso é necessário o convés seja revestido de madeira, pra evitar o atrito das cargas com o aço do convés, evitando também a geração de possíveis faíscas em meio a operações com produtos inflamáveis. A carga liquida transportada por navios AHTS’s também constituem uma importante função a qual esse navio se destina. No apoio a plataformas offshore esses suprimentos constituem elementos fundamentais para manutenção da plataforma. As cargas as quais o AHTS se destina a carregar são normalmente; água potável, salmoura, cimento, lama de perfuração, óleo diesel, etc.

Embarcação de Apoio - AHTS em operação com transporte de carga.

*Em alguns casos pode ser utilizada também para combate a incêndio ou operações de socorro e salvamento.

Embarcação de Apoio: AHTS em operação de combate incêndio.

Embarcações de Apoio – PLV (Pipe laying Vessel)








Embarcação de Apoio: PLV

Embarcações de Apoio – ORSV (Oil Recovery Supply Vessel)





Embarcações de Apoio – RSV (ROV Support Vessel)







O Moonpool tem como finalidade facilitar e tornar mais seguro o lançamento dos ROVs e dos sinos do mergulho saturado, gerando uma região de ''águas abrigadas'' dentro do casco.


A imagem acima com a descrição ''moonpool'' não corresponde a embarcação RSV e sim a DSV (Diving Sistem Verssel); são embarcações bem semelhantes, porém a DSV  é um navio que possui câmaras hiperbáricas que tem mergulhadores saturados à pressão do fundo ou seja que trabalham em lâminas dágua de 50 a 350 m respirando uma mistura gasosa de hélio e O2. Esses profissionais ficam confinados sob pressão de até 30 atm no período máximo de até 28 dias executando diversos trabalhos como acoplamentos dentre  outros. Essa embarcação também possui veículos remotos como O Links e o G3 , mas sua atividade principal é a intervenção com mergulho.

 As embarcações RSV não possuem sino de mergulho, geralmente possuem 2 tipos de ROV:
O links que é um veículo remoto que tem como função: Filmagens, inspeções submarinas fotografias e etc.
O G3 é um veículos de maior porte que possui braços articulados que fazem inspeções de espessura , abertura de válvulas, pull in,  pull out dentre outras atividades submarinas.























Embarcações de Apoio – RV (Research Vessel)

Navios de investigação/Pesquisa são concebidas para apoiar e executar de operações de pesquisas específicos em vários papéis que podem incluir levantamentos sísmicos e hidrográficos, investigação pesqueira e pesquisa oceanográfica. O arranjo e fit-out dos vasos são desenvolvidos para servir tarefas dedicadas e podem incluir recursos como laboratórios, moonpool (descrito a cima no RSV), módulos de missão e vários arranjos de transdutores.



Embarcação de Apoio - RV
- Tripulação grande, podem ter diversos laboratórios a bordo.


Embarcações de Apoio – Crew Vessel (Embarcação de Tripulação)


Principal função de transportar a tripulação para as plataformas.
- Estabilidade
- Grande velocidade
- Alta autonomia




Embarcação de Apoio:  CV


É isso pessoal, lembrando que são 19 navios segundo a Clarkson Research dito no topo, porém descrevi apenas alguns mais conhecidos !

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- Crédito ao Cristiano Azeredo - Mergulhador de Águas Fundas com mais de 10 anos de experiência. 
  (Auxiliou na diagramação do RSV e DSV)

Paz e Bem a Todos !






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