Fala galera,
Dando continuidade a série de TIPOS DE NAVIS/EMBARCAÇÕES, vou tratar do GASEIRO.
Também é um dos principais tipos de navios tanques segundo alguns dados, existe uma maior quantidade de navios gaseiros do que petroleiro, porém já vi dados mostrando o contrário, então vamos deixar isso para uma futura (ou não) pesquisa.
Navio Tanque - Gaseiro
Existem dois tipos principais de navios transportadores de gás natural liquefeito em operação no mundo. A diferença básica entre eles é o tipo de tanque que irá transportar a carga líquida. O primeiro é o de tanque esférico (moss), desenvolvido na década de 70 e construído com chapas de alumínio bem espessas, e o tipo membrana, e formato prismático com camadas de material isolante.
Imagem de cima: Moss, abaixo: Membrana |
O navio Gaseiro tem características bem peculiares e interessantes. A primeira delas diz respeito ao modo como a carga é transportada. Como dito anteriormente, o GNL ocupa cerca de 1/600 do volume do GN no estado gasoso, por isso para facilitar o transporte, o gás deve, necessariamente, estar liquefeito. Geralmente o transporte pode ser feito em uma das seguintes condições: - Pressões maiores que a pressão atmosférica, à temperatura ambiente; - Temperaturas abaixo da ambiente (aproximadamente -162 °C), à pressão atmosférica; - Combinação de ambas as condições anteriores.
Navio tanque - Gaseiro em um estaleiro. |
- Sistema Totalmente Refrigerado;
- Sistema Semi-Pressurizado e Semi-Refrigerado.
Paz e Bem a todos !
Paz e Bem a todos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário